Sente fome a todas as horas? Saiba que isso pode ser sede

Temos uma ótima notícia para quem está sempre com aquela vontade de comer qualquer coisa… Essa sua sensação de fome pode revelar apenas uma coisa: o seu corpo precisa de água!

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Quando a ingestão de água não é suficiente, o seu corpo recebe sinais que se podem assemelhar à sensação de fome. É muito mais frequente do que se imagina confundir a fome e a sede, porque estas enviam sinais semelhantes ao seu cérebro.

A Fome e a sede podem parecer dois motivadores muito distintos que o levam a comer ou a beber. A fome pede alimento, que leva à aquisição de nutrientes que se transformam em energia, por sua vez, a sede é a necessidade de água para a manutenção da hidratação do corpo. No entanto, surpreendentemente, a fome e a sede desencadeiam os mesmos tipos de sinais no cérebro, mais precisamente no hipotálamo – a região responsável pelo controlo dessas duas necessidades vitais.

As motivações da sede são mais intensas e constantes ao longo do dia se formos comparar com as da fome. O seu corpo só conseguiria sobreviver até cerca de uma semana sem água – o que faz sentido, considerando que a água compõe mais de 60% do corpo humano e é vital para o seu funcionamento, assim como células, tecidos e órgãos saudáveis. Por isso, não é nenhuma surpresa que a sede seja tipicamente muito mais urgente e intensa do que a fome. Além disso, o nosso corpo processa a água de forma tão eficiente e sofisticada que, em circunstâncias normais, beber muita água é menos nocivo do que alimentar-se em excesso.

Beber água acaba com a sensação de fome?

Pode constatar: beber no mínimo 6 copos de água por dia é o único consenso entre médicos e nutricionistas de todas as índoles. Pode até seguir a dieta paleolítica, ser vegan, fazer jejum intermitente ou comer de duas horas em duas horas: seja qual for a sua dieta alimentar, o que nunca fica de fora é a hidratação. Portanto, para evitar a fome, beba muita água.

No processo de perda de peso, deve encarar a água como a sua melhor parceira. Porquê? Porque é barata, fácil de encontrar e pode ser transportada para qualquer lugar. Num estudo da American Chemical Society, os investigadores observaram pessoas que faziam dieta durante 12 semanas. Aqueles que bebiam água três vezes por dia antes das refeições perderam cerca de 5 quilos a mais do que os que não aumentaram a sua ingestão diária de água.

 

DICA 1: Beba dois copos de água antes de cada refeição.

Ao praticar exercício físico, o seu corpo precisa de água tanto para a manutenção da hidratação corporal, como para a lubrificação das articulações e amortecimento dos órgãos e músculos, juntamente com muitos outros processos vitais. No entanto, é comum as pessoas sobrevalorizarem as suas necessidades de bebidas desportivas ou energéticas durante o exercício físico. Estas bebidas são coloridas artificialmente e muito ricas em açúcar, por isso, acarretam mais malefícios do que benefícios para o nosso organismo. Para atividades físicas moderadas, recomenda-se simplesmente a ingestão de água. A água basta a não ser que seja um atleta de competição ou tenhas treinos de alta intensidade com duração superior a 90 minutos.

 

DICA 2: Beba de 2 a 3 copos (600ml) duas a três horas antes da prática de exercício. Depois beba mais 1 ou 2 copos (250ml) entre 10 a 15 minutos antes, e mantenha esta quantidade entre cada 15 minutos durante o treino.

Se, por um lado, beber bastante água é conceder ao seu corpo a manutenção do seu pleno funcionamento, deixar o seu organismo sem o “líquido vital” é condená-lo aos desgastes impostos pela desidratação.

Oh, secou!

A desidratação é muito mais comum e possível de acontecer do que pensa e pode levá-lo a acreditar que sente necessidade de comer alguma coisa, quando a única coisa de que o seu organismo precisa é água pura!

Conhecer os sinais que podem levar à desidratação é muito importante para que não haja este quadro não progrida para situações mais complicadas.

 Os Sinais de desidratação

  • Sensação de fome permanente;
  • Problemas de constipação e mau funcionamento do intestino;
  • Olhos e pele seca;
  • Letargia, tonturas e cansaço;
  • Diminuição da produção de urina;
  • Dor de cabeça.

 

Não há outra igual

Para além dos temas abordados até agora, ainda há muitas outras razões para ter água “sempre a mão” no seu quotidiano. Sendo a água um elemento essencial para a sua vida, se esta puder ser alcalina então…. Estará a somar muito mais pontos à sua saúde!

A água protege o seu coração – beber água é comprovadamente uma proteção fundamental contra ataques do coração.

A água oxigena o seu cérebro – o oxigênio levado ao cérebro através da água permite uma otimização das funções do HD humano!

A água faz bem à sua carteira – nem é preciso explicar este ponto, basta fazer as contas!

Á água ajuda-o a manter-se alerta – a desidratação é uma das principais causas de fadiga que pode ser evitada ao beber bastante água. Para além de diminuir a sensação de cansaço e exaustão, a água ajuda-o a manter-se ativo e bem disposto.

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