Qual a qualidade das águas engarrafadas e de torneira?

Pesquisas revelam que a água da torneira pode conter menos bactérias do que a água mineral.

Regra geral, temos a ideia de que as águas engarrafadas possuem qualidade superior à água que recebemos pela torneira de nossas casas, no que diz respeito à sua composição. No entanto, uma pesquisa realizada pela investigadora Maria Fernanda Falcone Dias, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, em Araraquara, apresentou resultados alarmantes em relação à qualidade das águas engarrafadas.

O estudo avaliou a qualidade de 3 marcas de água mineral. Foram analisados os conteúdos de garrafas de meio litro e 1,5 litro, em 11 ocasiões ao longo de um ano, prazo recomendado para o consumo. Além disso, garrafões de 20 litros passaram por 5 testes ao longo dos 60 dias de validade do produto. Os testes levaram em consideração a contagem de micro-organismos Heterotróficos em Placa (CHP), índices de coliformes fecais e totais e de bactérias como a Escherichia coli e a Pseudomonas aeruginosa, que podem causar diarreia e infeções, principalmente em crianças, grávidas e idosos.

Os resultados revelaram que 65% das amostras de água mineral analisadas possuíam contaminantes nocivos à saúde. Os garrafões de 20 litros apresentaram os maiores problemas de contaminação, já que, de 60 garrafões analisados, dois terços apresentavam uma contagem de 500 UFC/ml – às vezes chegando a 560 mil unidades formadoras de colônias por mililitro de água (UFC/ml), mais de mil vezes acima do padrão aceitável para a água de abastecimento. Segundo os investigadores, a contaminação decorre principalmente em função de falhas de higiene na indústria.

água de torneira passa por tratamentos químicos e físicos, e têm a sua qualidade verificada por análises microbiológicas antes de ser distribuída nas cidades. Já as águas minerais não passam por esse tipo de tratamento, tendo sua qualidade atribuída apenas à certificação de suas fontes pelo Departamento Nacional de Pesquisa Mineral.

Afinal, qual é a água ideal para a saúde?

Perante todos estes dados, deve estar a perguntar-se: “afinal, qual é a água mais saudável?”. Segundo especialistas em saúde, existe um novo conceito mundial: tratar a água na sua própria residência através de purificadores. Como leu acima, a água da torneira é mais segura do que a água engarrafada. Os purificadores de água retiram impurezas e o cloro da água da torneira, melhorando a sua qualidade. No entanto, se quer uma água ainda melhor, a alternativa ideal são os ionizadores de água, que além de fazerem uma perfeita purificação da água, agregam diversas propriedades benéficas à saúde, transformando a sua água da torneira numa água alcalina e rica em minerais. Sendo assim, esses são considerados como a melhor alternativa para o consumo de uma água de alta qualidade.

 

Fonte: http://www.araraquara.com/noticias/cidades/NOT,0,0,838402,Pesquisa+detecta+contaminacao+em+65+dos+galoes+de+agua+mineral.aspx
http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34650/geral/agua-de-torneira-pode-conter-menos-bacterias-que-a-agua-minera

admin